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Como lidar com pacientes agressivos durante o plantão

  • Foto do escritor: Isabel Garcia
    Isabel Garcia
  • 9 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Não é novidade que a atuação profissional em plantões médicos está repleta de situações estressantes e incomuns. Muitas vezes, um atendimento célere não é possível devido ao alto volume de pacientes, o que gera descontentamento entre os que esperam.


Mas como proceder ao lidar com pacientes agressivos durante o plantão?



Primeiro, é de suma importância contatar um advogado de sua confiança, especialmente um especialista em direito médico, para que ele possa fornecer a orientação específica para o caso.


No entanto, se você não tiver um advogado para auxiliar, siga atentamente os seguintes passos em casos de agressão física:


  1. Acione a emergência policial.

  2. Notifique imediatamente o diretor técnico e/ou clínico, preferencialmente por escrito, para que providenciem um médico substituto para atender o paciente.

  3. Compareça a uma unidade policial e registre um boletim de ocorrência, detalhando toda a situação. Além disso, realize um exame de corpo de delito.

  4. Informe ao seu CRM


A sua honra também deve ser protegida. Nos casos de agressões verbais (calúnia, injúria ou difamação), siga rigorosamente os seguintes passos:


  1. Evite trocar insultos com o paciente para não alimentar ainda mais a situação.

  2. Notifique imediatamente o diretor técnico e/ou clínico, preferencialmente por escrito, para que providenciem um substituto para atender o paciente

  3. Registre no prontuário a situação ocorrida, incluindo os nomes e outros dados das pessoas que testemunharam o fato.

  4. Registre um boletim de ocorrência. Atualmente, isso pode ser feito online através da Delegacia Virtual, disponível nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Caso o fato não tenha ocorrido em nenhum desses estados, compareça à delegacia mais próxima.

  5. Informe ao seu CRM


Nos casos de agressões virtuais, compareça a uma unidade policial para realizar o boletim de ocorrência, levando os prints dos comentários agressivos. Não se esqueça de tirar print também da conta responsável pelos comentários.


Caso tenha dúvidas, não hesite em consultar um advogado especializado em direito médico para obter orientações.



Restou algum questionamento? Nossa equipe está pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre direito médico e odontológico


Isabel Thainá Almeida Garcia

OAB/BA 73.967


Advogada, sócia-fundadora do IG Advogados, especialista em Direito Médico pelo Instituto de Ensino Samantha Takahashi (IEST), pós-graduada em Direito Médico e Bioética pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI), integrante do grupo de estudo de Direito Médico e da Saúde da OAB Jovem da Bahia, certificada em Direito Médico e Autonomia do Paciente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Responsabilidade Civil do Médico pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA) e Lei Geral de Proteção de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).






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